Asociación Venezolana de Estudiantes de Ciencias Forestales y Ambientales

Portugues

VI ENCONTRO LATINO AMERICANO DE ESTUDANTES DE
CIÊNCIAS FLORESTAIS

Durante o V encontro latino americano de Estudantes de Ciências Florestais, clelbrado na Colômbia de 6 a 16 de Marzo de 2008, os estudantes de ciências florestais realizaram uma oficina sobre educação, política e desenvolvimento florestal, onde se debateram e acertaram as principais linhas de ação a implementar para chegar a uma compreenção sobre os temas relacionados às políticas florestais e o manejo sustentável da floresta.

È necessário reconhecer que os jovens têm sido identificados como uns dos múltiplos interessados no desenvolvimento sustentável.

Nesta oportunidade a Associação Venezuelana de Estudantes de Ciências Florestais e Ambientais (AVECIFA), comitê local da International Forestry Students’Association (IFSA) na Venezuela tem a honra de convidá-los a partticipar na VI ediçãodo Latin América Regional Meeting (Encontro Latino Americano de Estudantes de Ciências Florestais) de 5 a 15 de março, na Universidad de Los Andes – Faculdade de Ciências Florestais e Ambientais.

Pois bem, a Venezuela é um dos 17 países com maior biodiversidade do mundo e se qualifica entre os 12 com maior número de anfíbios, peixes de água doce, borboletas aves. Numa área terrestre inferior à 0,6% da área continental global, o país conta com a presença de 14% das aves e 7% dos mamíferos do total mundial.

Diante desta imensa riqueza biológica é necessário estabelecer prioridades para o desenvolvimento da pesquisas científicas que nos permitam conhecer a situação atual de nossos recursos naturais.

Esta é a única forma de orientar a gestão ambiental na região latino-americana e por tanto no país, assim, devemos primeiro conhecer as condições e diversidade de cada área para poder conservá-las.

Em tal sentido, o objetivo principal é de Promover e Favorecer o acercamento e intercâmbio de experiências para a consolidação dos vínculos sociais, acadêmicos e culturais dos Estudantes de Ciências Florestais da América – Latina, assim como o desenvolvimento de planos de ação com o fim de encontrar ferramentas efetivas para o avanço da academia e o intercambio de conhecimento entre as diferentes escolas da ciências florestais e ambientais que existem na região encarregados da proteção de nossa biodiversidade, são algumas das estratégias que realizara a AVECIFA ao longo do evento e durante todo o ano.

Desta forma, só nos queda dizer Bienvenidos, Welcome, Bem-Vindos à Venezuela

Carlos Gutierres Yuber Camacho

Presidente AVECIFA Presidente Comitê Organizador VI LARM

INFORMAÇÃO GERAL

Datas de Pré-inscrição: A partir de 10 de setembro até 06 de dezembro de 2008

Datas de Inscrição: A partir de 01 de janeiro de 2009

Contato: avecifa@gmail.com

Data do Evento: De 05 de março à 15 de março de 2009

Preços:

Estudantes Comitê Local: USD 150,00

Estudantes Não-Comitê Local: USD 140,00

Inclui material, alojamento, alimentação, translado.

O Comitê Organizador se reserva à participação de Estudantes não-membros de algum comitê local existente, deverá consignar uma carta-aval do comitê local já que as vagas são disponibilizadas por país e por comitê local. As vagas disponíveis são 5 por CL.(pode ser modificado de acordo com a taxa de estudantes inscritos)

Region Offices Latin América Comitês Locais na Região *(Ponerle el enlace)

O evento é um espaço de discussão e intercâmbio de experiências sobre a situação da IFSA na América – Latina, não são férias e por tanto deverão ser assistidas todas as atividades programadas.

Aqueles que não assistam ao menos a uma atividade deverão “pagar” seu dia de alimentação, hotel e translado.

Baixar Planilha de Registro de Pre-inscricão formulario_de_inscripcion_vilarm1

https://avecifa.files.wordpress.com/2008/09/formulario_de_inscripcion_vilarm1.doc

É OBRIGATÓRIO ANEXAR FOTOGRAFÍA PARA A

IDENTIFICAÇÃO

Área de ação ou Mesas de Discussão

O interesse crescente pela conservação da biodiversidade tem levado a um esforço por Definir-la e averiguar por que existe e como se perde. Em general as expressões ecologistas e conservacionistas se referem à riqueza em espécies.

Pesquisa e manejo

A base que posibilita a elaboração de um projeto de conservação são os dados obtidos em estudos científicos. A elaboração de estrategias efetivas para a conservação da biodiversidade requer a identificação, quantificação e análise dos processos que causam sua degradação. Portanto, processar a informação e disponibilizá-la à comunidade científica, aos organismos governamentais decisórios e ao público em geral, é de primordial importância.

Educação ambiental

Fazer chegar a informação ao maior número de pessoas é uma das estratégias mais importantes para assegurar um público interessado em conservar seus recursos.

Desenvolvimento comunitario

Projetos com um perfil social e econômico formam parte dos objetivos deste componente. Baseados em estudos etnobotânicos, ecológicos e socioculturais, e através de processos de capacitação, se integra às populações locais em atividades de aproveitamento racional dos recursos naturalis, e sobretudo na busca de alternativas econômicas que garantam o sustento humano sem esgotar os recursos. Com esta orientação tem sido desenvolvidas importantes experiências com comunidades rurais para o manejo das Bacias e dos Bosques

Gestão ambiental

A situação de algumas espécies legitima a importância das áreas protegidas. Apoiar a gestão governamental nestas é uma prioridade.

Indústria e Produtos Florestais

Os fatores políticos e econômicos determinantes deste fenômeno são ainda relativamente pouco conhecidos, oque não favorece uma análise coerente das perspectivas futuras.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: